AS VIRTUDES DO FRACASSO,
de Charles Pépin


Refletindo a partir de casos reais, sucesso do francês Charles Pépin chega ao Brasil

Figuras ilustres

Em nossa sociedade, não se vê o fracasso com bons olhos. Vemo-lo como uma fraqueza, uma falha, e não uma prova de ousadia e experiência. Não obstante, os sucessos raramente acontecem sem percalços. Charles de Gaulle, Rafael Nadal, Steve Jobs, Thomas Edison, J.K. Rowling — todos eles sofreram fortes reveses antes de atingir seus objetivos.

Resgatando suas trajetórias e as de muitos outros à luz de Marco Aurélio, São Paulo, Nietzsche, Freud, Bachelard e Sartre, este ensaio nos ensina a nos sair bem de nossos fracassos. Mostra como cada obstáculo — uma vez que nos faz confrontar o real ou então o nosso desejo profundo — pode nos tornar mais lúcidos, mais combativos, mais vivos.

Um pequeno tratado de sabedoria que nos revela o caminho da verdadeira realização.

“Eu nunca perco. Ou eu ganho ou aprendo.”

NELSON MANDELA

“Quando se toca uma nota, só a seguinte indicará se ela foi certa ou errada.”

MILES DAVIS

"Se vocês vieram para ouvir “Purple Rain”, erraram de endereço. O que importa não é o que vocês já conhecem, mas o que vocês estão prestes a descobrir."

PRINCE

“Ter sido demitido da Apple foi a melhor
coisa que podia ter me acontecido.”

STEVE JOBS

“Já tentou. Já fracassou. Pouco importa. Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor.”

SAMUEL BECKETT

“Ter sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”

WINSTON CHURCHILL

O livro

Nos 16 capítulos de seu best-seller AS VIRTUDES DO FRACASSO, Charles Pépin convida o leitor a lançar um novo olhar sobre a importância do erro. Para isso, ele alia a história da filosofia a casos reais para mostrar que o fracasso não é só uma parada inevitável no caminho para o sucesso: muitas vezes ele é essencial.

Examinando as biografias de personagens como Abraham Lincoln, Charles de Gaulle, Steve Jobs, Thomas Edison, Rafael Nadal, J.K. Rowling, entre outros, o texto explica as diversas formas como uma adversidade pode ser aproveitada: o fracasso pode nos oferecer informações valiosas sobre algo ou sobre nós mesmos, pode revelar um desejo ou oportunidade oculta, ou, simplesmente, pode nos tornar disponíveis para algo novo.

Pépin examina o seu objeto de estudo pelas óticas da filosofia, da psicologia e da pedagogia, convocando Sêneca, Hegel, Kant, Sartre, Nietzsche, Lacan, Freud e outros pensadores para auxiliá-lo, bem como recorrendo a suas próprias experiências como professor e conferencista. O autor também encontra munição para suas reflexões na história, nas ciências, na literatura e na música.

Na confluência do popular e do erudito, AS VIRTUDES DO FRACASSO é uma quebra do silêncio histórico da filosofia sobre as adversidades, uma crítica do atual culto ao sucesso e uma defesa apaixonada da ousadia, da resiliência e da originalidade.

Título: AS VIRTUDES DO FRACASSO
Autor: Charles Pépin
Filosofia/Ensaio
Tradução: Luciano Vieira Machado
Formato: 14 x 21 cm / 184 páginas
ISBN: 978-85-7448-289-7
Preço: R$ 39,00
Lançamento: 7 de março de 2018  

Charles Pépin

CHARLES PÉPIN é filósofo, romancista e professor. Ele também é o apresentador do “Filosofia às segundas”, conferências semanais de filosofia que lotam o cinema Mk2 Odéon em Paris.

Ele é autor dos romances La Joie (A alegria), Les Infidèles (Os infiéis), Descente (A descida); dos ensaios Une semaine de philosophie (Uma semana de filosofia), Les Philosophes sur le divan (Filósofos no divã), Ceci n’est pas un manuel de philosophie (Isto não é um manual de filosofia), Quand la beauté nous sauve (Quando a beleza nos salva); e três histórias em quadrinhos com o ilustrador Jul, com um total de vendas de cerca de 200.000 exemplares.

Seus livros já foram traduzidos em 20 países.

Pontos de interesse

  • As virtudes do fracasso vendeu mais de 60.000 exemplares na França desde o final de 2016, e foi publicado ou está no prelo em 14 países.
  • As conferências de Charles Pépin são cada vez mais requisitadas no meio empresarial francês, e o autor é presença frequente nas televisões e rádios no país.
  • O livro recebeu o Prix du livre Actualité du Cercle de l’Excellence RH e o Prix Elina & Louis Pauwels em 2017.