Mídias Sociais
Facebook
Twitter
Instagram
Pinterest
Youtube

Resenha de "Tsugumi" na Folha de Londrina

A brisa que o mar respira

28/10/2015

LEITURA - A brisa que o mar respira

"Tsugumi", romance da escritora japonesa Banana Yoshimoto, passeia pela praia dos sentimentos juvenis

Fotos: Reproduo
Banana Yoshimoto: um dos nomes mais populares da literatura japonesa contempornea

Em algum momento necessrio abandonar a adolescncia e entrar no mundo adulto. Da mesma maneira, em algum momento preciso deixar a terra natal e entrar numa grande cidade. Essas duas transies marcam a existncia da personagem narradora de "Tsugumi", romance da escritora japonesa Banana Yoshimoto.
No Brasil algum com nome de Banana seria motivo de chacota, mas no Japo motivo de orgulho. Foi a prpria escritora que escolheu o nome. Nascida Mahoko Yoshimoto em Tquio, em 1964, adotou o pseudnimo Banana pela devoo que possui pelas flores de bananeira (popularmente conhecidas como "corao de bananeira").
Banana Yoshimoto, ao lado de Haruki Murakami, um dos nomes mais populares da literatura japonesa contempornea. "Tsugumi", lanado pela editora Estao Liberdade, sua segunda obra publicada no pas. A primeira, "Kitchen", foi publicada em 1995 pela editora Nova Fronteira e pode ser encontrada atualmente apenas em sebos.
Uma das caractersticas da literatura de Banana Yoshimoto est na presena cada vez maior de elementos ocidentais no cotidiano da populao japonesa das ltimas dcadas. A milenar tradio oriental passa a existir misturada com a ps-modernidade ocidental. O prprio nome da personagem narradora, Maria, j um indcio dessa mistura. Em "Kitchen", por exemplo, h uma personagem que odeia ingredientes da culinria japonesa. H tambm um pai de famlia que muda de sexo aps ficar vivo: sua crena de que, para cuidar do filho, precisa ser mulher. Nas histrias da escritora h uma forte predominncia de personagens femininos, principalmente jovens.
"Tsugumi" um relato intimista de Maria, uma jovem que sempre viveu numa pequena cidade litornea situada na pennsula de Izu. Residindo na pousada onde a famlia trabalha, possui como companhia duas primas da mesma idade, Tsugumi e Yoko. Sua vida se transforma quando o pai, amante de sua me, resolve divorciar-se da esposa e assumir a famlia paralela. Aps mudar-se para Tquio com a nova famlia, Maria comea a passar as frias na cidade natal na companhia das primas.
Embora Maria atue como condutora da narrativa, o papel de personagem principal recai sobre a figura da bela Tsugumi. Dona de uma sade frgil e coroada de doenas crnicas desde o nascimento, ao longo da existncia a moa sempre viveu em constante risco de vida. A morte sempre presente. Mesmo com uma sade debilitada, completamente vulnervel, dependente da ajuda de familiares e amigos, Tsugumi manifesta uma personalidade cruel, ardilosa, mimada, rspida, egosta, desagradvel, dspota e desbocada.
Tsugumi aquele tipo de figura que contradiz o senso comum que prega que toda pessoa doente, dependente e frgil deve ser boa, agradecida e inundada de pacincia. Algo como um devotado boi de prespio necessitaria da generosidade alheia. Mas, justamente por existir extremamente prxima da morte, sua conduta passa a ser da total ausncia de convenincias e concesses. Por estar inundada de dor e prxima da morte, a verdade da vida assume propores desconcertantes em seu comportamento.
Cabe a Maria entender o mpeto rebelde de Tsugumi. E, juntamente, entender seu prprio destino. Como contraponto elege a atmosfera litornea como remdio. O mar, e os elementos que ele espalha entre humanos, se revela elemento determinante na narrativa. Ventos, maresia, aromas, umidade, estaes, temperaturas e texturas delineiam sensaes e sentimentos. A presena do mar torna-se algo orgnico s emoes. Algo como se a vida estivesse povoada pela brisa que o mar respira.
De carter singelo, "Tsugumi" possui uma atmosfera predominantemente juvenil. O universo adulto ocupa lugar secundrio. As bobagens pueris prprias da juventude cedem lugar, no decorrer da narrativa, aos momentos de transio. O momento em que a adolescncia fica para trs. O momento em que o jardim secreto abandonado. O momento em que a possibilidade da morte passa a ser levada em considerao.

Servio:
"Tsugumi"
Autor Banana Yoshimoto
Editora Estao Liberdade
Traduo Lica Hashimoto
Pginas 184
Quanto R$ 38

- J pensou se a Terra fosse assolada por uma grande crise de fome?
- Fome?! De onde voc tirou essa ideia maluca?
- Cale a boca e me oua. Se um dia acontecer de no existir mais nada para comer, quero ser m o bastante para, tranquilamente, sacrificar o cachorro Poti e com-lo. No uma falsa m pessoa que, depois de mat-lo, v choramingar pelos cantos, construir um tmulo em sua homenagem para ficar agradecendo e pedindo perdo por t-lo comido, ou pegar um pedao de osso e fazer um pingente e carreg-lo pelo resto da vida. Na medida do possvel, quero ser uma m pessoa que realmente consiga dizer, sem peso na conscincia, "Poti estava uma delcia", e sorrir com tranquilidade, sem remorso, sem arrependimento. claro que isso apenas um exemplo.
A enorme discrepncia entre a imagem de Tsugumi, sentada com o pescoo levemente inclinado, os braos finos envolvendo os joelhos, e as palavras que dizia causava tamanha estranheza que soava como algo de outro mundo.
- Eu chamaria de pessoa esquisita, no de m observei.
- Sim. aquele tipo inclassificvel e imprevisvel. Que no consegue se adaptar ao meio em que vive e, sem entender a si prprio nem saber aonde quer chegar, ousa simplesmente seguir em frente, e voc fica com a sensao de que, no fim das contas, talvez a pessoa tenha razo.
No era uma questo de narcisismo. Tampouco uma questo esttica. No corao de Tsugumi havia um espelho extremamente polido e ela acreditava apenas nas coisas refletidas nele. Ela no procurava sequer questionar o que via.

(Fragmento de "Tsugumi", de Banana Yoshimoto)

Marcos Losnak
Especial para a Folha2
Facebook


Rua Dona Elisa, 116 | 01155-030 | Barra Funda | São Paulo - SP
Tel.: (11) 3660-3180
© Copyright 2017 | Estação Liberdade ® Todos os Direitos Garantidos | Desenvolvido por Convert Publicidade