ARQUITETURA PELAS ESCADAS  

Em Arquitetura pelas escadas, a arquiteta e fotógrafa Patrícia Cardoso conta histórias inusitadas da capital paulista, num livro com mais de 60 fotos de escadas e rampas que expressam estilos arquitetônicos de diversas épocas da cidade.

A câmera de Patrícia guia o leitor pelos meandros desses elementos da arquitetura paulistana, desde a tradicional escada do saguão principal do Museu Paulista – Ipiranga (Tommaso Gaudenzio Bezzi, 1883), passando pela escada-rampa que Lina Bo Bardi desenhou para o subsolo do Museu de Arte de São Paulo (1957), até chegar à escada caracol da Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, concebida por Isay Weinfeld (2008). 

Suas fotos destacam peculiaridades às vezes despercebidas por muitos, cuidadosamente retratadas. Como a própria autora diz na apresentação do livro, ela foi se afeiçoando por cada uma das escadas e rampas que fotografava, à medida que ouvia relatos sobre a arquitetura de cada obra, e isso influenciou, inevitavelmente, o foco e o ângulo das imagens registradas.

Como escreve Simonetta Persichetti na orelha do livro: “A cada degrau, um olhar diferente. Nenhuma imagem se repete e o ritmo que ela criou ao editar as imagens só fez crescer a idéia que suas escadas não são obra de construção, mas criação de novos desenhos. A cada escada uma história particular em que ela aponta jogos de linhas, de formas e volumes. Surpresa a cada imagem que nos é aqui apresentada pelos olhos curiosos de Patrícia, já que, sim, ela tem um olhar fotográfico”.

LEIA UM TRECHO DA OBRA


          


PATRÍCIA CARDOSO 

Formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie, em 1995, Patrícia Cardoso é fotógrafa profissional desde 1998. Entre os prêmios que recebeu estão: PAC 15 - Programa de Ação Cultural (2008) – Literatura – Secretaria de Estado da Cultura - Projeto – Subir: a arquitetura de São Paulo através das escadas e PAC 13 - Programa de Ação Cultural (2006) - Fotografia – Secretaria de Estado da Cultura - Projeto – Cana: desdobramentos e contradições. Em 2002 participou com outros fotógrafos do livro Alma Paulista. Também participou das seguintes exposições: ”Outra Margem”, na Oficina Oswald de Andrade (2003); Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2002), curadoria de Cildo Oliveira; Projeto Caixa Populi (2000), curadoria de Emidio Luisi; Casa Fuji (1999), curadoria de Rosely Nakagawa. Atualmente, Patrícia colabora com as principais revistas de arquitetura, decoração e paisagismo do país. 


Livro
Formato 18x16cm
Páginas 128
ISBN 978-85-7448-171-5

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.