IMAGINAR A EVIDÊNCIA 


Ler o arquiteto através de suas próprias palavras, revelando seu processo de projeto, é a mensagem do português Álvaro Siza no segundo título da coleção Estúdio Aberto, Imaginar a evidência. Tão distante da espetacularização dos argumentos de muitas das arquiteturas atuais, a construção de um raciocínio e de um desenho para a arquitetura é disciplinar e mediada por aproximações sucessivas ao contexto que envolve a ação projetual.

Responsável pelos prédios da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Álvaro Siza é um arquiteto da atenção à pequena escala, aos detalhes, às particularidades. Dialoga com a experiência cotidiana que permite a compreensão de uma dinâmica que a arquitetura pode abrigar, mas também valoriza as negociações necessárias à realização de seu trabalho. Escreve sobre a gênese criativa dos projetos e o contexto que envolve decisões de caráter pragmático.

Neste livro — um exemplo não só para os arquitetos —, a construção do texto e as circunstâncias que envolvem cada projeto atentam à inseparabilidade entre a vida e o exercício da profissão. 

LEIA UM TRECHO DA OBRA


 SOBRE A COLEÇÃO ESTÚDIO ABERTO
Direção da coleção Maria Isabel Villac e Angel Bojadsen

Esta coleção surge como resposta a uma necessidade de acesso aos documentos teóricos fundamentais da arquitetura, da arte e da literatura, que discutem de maneira explicativa e investigativa as teorias e conceitos sobre a cultura urbana. Num recorte que atravessa escolas e períodos, a tônica da coleção é os arquitetos escreverem sobre sua obra sempre na primeira pessoa. Começando com os volumes citados abaixo, a Estação Liberdade lançará também títulos sobre Adolf Loos, Álvaro Siza, Mies van der Rohe, Theo van Doesburg, entre outros.

                                                                                                   


ÁLVARO SIZA

Álvaro Siza nasceu em Matosinhos, no Porto, em 1933. Reconhecido como um mestre no atual cenário da arquitetura, Siza venceu numerosos concursos e prêmios, incluindo o prestigioso prêmio Pritzker em 1992. Desde os projetos da juventude em Matosinhos e a piscina municipal de Leça da Palmeira até as mais recentes obras projetadas e realizadas em vários lugares (de Berlim a Lisboa, de Haia a Barcelona, de Santiago de Compostela a Marco de Caneveses), Siza realizou diversas das obras mais significativas deste século. Neste volume, muitas dessas vêm acompanhadas de croquis e comentários, constituindo o tema central desta original autobiografia de uma poética.      




Livro
Tradutor Soares da Costa e Álvaro Siza
Formato 20,5x20,5 cm
Páginas 160
ISBN 978-85-7448-148-7

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.