ARTE POR UM FIO: JUDITH ANN SCOTT


A partir de uma abordagem filosófica o volume 2 de ARTE POR UM FIO acompanha o percurso de vida da criadora Judith Ann Scott (Ohio, 1943-2005) que nasceu trissômica, surda e passou grande parte de sua vida internada em instituições. Como não foi alfabetizada ela não se expressa por palavras, mas por imagens. O livro trata de seu processo criativo, da relação que Judith Scott tece com o mundo: uma poesia em fios.

Expressões artísticas peculiares são sufocadas pelo conhecimento excessivamente teórico. Assim, a autora convida a uma reflexão que dá ênfase à índole intuitiva e original da obra.





           


SOLANGE DE OLIVEIRA 

Solange de Oliveira, paulistana, é graduada em artes visuais e em filosofia e é doutora em psicologia social. Foi docente no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe e atuou entre 2018 e 2019 como pesquisadora junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu sua investigação em estética e filosofia contemporânea, se aprofundando no campo de estudos de imagem com abordagem fenomenológica. Seu trabalho circunscreve a intuição, a memória e a condição existencial relacionando-os à forma como se constitui a produção de criadores iletrados artisticamente, que se expressam prioritariamente pela imagem à linguagem textual e verbal. Tem transitado nos últimos anos, portanto, nos campos da Arte Ínsita e da Outsider Art.


Livro
Formato 14 x 21 cm
Páginas 280
ISBN 978-65-86068-58-0

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.