A partir do conhecimento básico da escoliose, passando pela avaliação dos achados, bases do método Schroth, estratégias e sugestões de treinamento, é com enorme prazer que a ESTAÇÃO LIBERDADE CORPO e CLÍNICA ELTH EDIÇÕES trazem para o Brasil a 9ª edição de TRATAMENTO TRIDIMENSIONAL DA ESCOLIOSE: MÉTODO SCHROTH DE ORTOPEDIA RESPIRATÓRIA, de Christa Lehnert-Schroth e Petra Auner-Gröbl.

Verter o pensamento de Katharina Schroth para o português trouxe desafios extras como traduzir do alemão e adequar os termos específicos por ela criados. Nos momentos em que o texto reproduz o linguajar coloquial com o qual Katharina Schroth lidava com seus pacientes, essa forma de comunicação foi respeitada. Assim, a presente obra mescla uma linguagem científica, comum à área de saúde, com termos compreensíveis aos pacientes e suas famílias.

Em TRATAMENTO TRIDIMENSIONAL DA ESCOLIOSE, livro pioneiro sobre tridimensionalidade da escoliose, o leitor encontrará os conceitos biomecânicos da “ortopedia respiratória” criados por Katharina Schroth para remodelar o tronco num desafio crescente de exercícios posturais. Ao mesmo tempo, o texto permite a compreensão da visão inovadora desta abordagem terapêutica em que o paciente deve se tornar autossuficiente no controle de sua condição, e que ao terapeuta cabe educá-lo e conduzi-lo na superação de suas dificuldades, num processo de corresponsabilidade.

Katharina Schroth (22/2/1894 – 19/2/1985), portadora de um desvio da coluna, desenvolveu um método especial de tratamento da escoliose e construiu um sistema verdadeiramente admirável. O método Schroth, assim chamado, ocupa um lugar fundamental no tratamento conservador da escoliose severa.

A publicação desta obra em português, primeira de uma parceria entre a CLÍNICA ELTH EDIÇÕES e a ESTAÇÃO LIBERDADE CORPO (selo editorial da EDITORA ESTAÇÃO LIBERDADE) faz parte da visão da Clínica Elth em promover a educação e estimular o pensamento crítico na área da escoliose e deformidades da coluna. Almejamos que a leitura e utilização deste livro tragam luz a um tema agudo de saúde pública em nosso país.



INFORMAÇÕES

Edição brasileira a partir da nona edição original integralmente revisada e ampliada 

Colaboração de: Sandra Käfer (Rohrbach am Kulm, Áustria)

Com prefácios de:
Dr. K. F. Schlegel, médico, professor e diretor da Orthopädische Universitätsklinik (GHS) (Essen) 
San.-Rat Dr. Otto Hundt, médico especializado em Cirurgia 
Dr. Karl Gross, médico especialista em Ortopedia (Bad Sobernheim)



EQUIPE TÉCNICA

Edição brasileira

Revisão técnica: Thais Alencar Bojadsen e Eleonora Freitas de Paula        



SUMÁRIO

Confira o sumário detalhado (clique aqui)

A - Retrospectiva 
1 Desenvolvimento do método Schroth de ortopedia respiratória

B - Escoliose
2 Conhecimentos básicos da escoliose 
3 Avaliação da escoliose segundo Schroth 
4 Alterações fisiopatológicas condicionadas pela escoliose

C - Tratamento segundo Schroth
5 Tratamento tridimensional segundo Schroth
6 Controle de exercícios: considerações críticas sobre as fotografias de controle
7 Exercícios ineficientes ou posturas cotidianas
8 Posições iniciais e posicionamento
9 Estratégias de exercícios e sugestões de exercícios segundo áreas funcionais
10 Exemplos de casos

D - Documentação e avaliação
11 Documentação da evolução e resultados do tratamento

E - Tratamento para escoliose e mais
12 Tratamento na Clínica Katharina Schroth, em Bad Sobernheim
13 Rotina ortopédica diária

Referências bibliográficas
Créditos fotográficos
Índice





CHRISTA LEHNERT-SCHROTH 

Christa Lehnert-Schroth nasceu em Meissen, Alemanha, em 1924. Trabalhou como fisioterapeuta de pacientes com escoliose durante cerca de cinquenta anos, utilizando o sistema de ortopedia respiratória desenvolvido por sua mãe com grande sucesso. De 1961 a 1995, Christa Lehnert-Schroth — sempre ladeada de médicos — chefiou a Clínica Katharina Schroth, em Bad Sobernheim. Durante numerosas palestras, artigos, cursos e filmes para fisioterapeutas e médicos, e também registros de exercícios gravados para treinamento domiciliar dos pacientes, Christa apresentava o tratamento tridimensional da escoliose segundo Schroth, de modo a beneficiar muitos pacientes agradecidos, sempre valorizando o legado de sua mãe. Faleceu em 22 de março de 2015.




Dra. PETRA GRÖBL

Ms. Dra. Petra Gröbl nasceu em Graz, Áustria, em 1968. Estudou ciências desportivas na Universidade Karl Franzens, de 1986 a 1991, formando-se depois em fisioterapia. Desde 2002, Petra Gröbl trabalha intensivamente com biomecânica da coluna vertebral e as causas funcionais da escoliose. Gröbl considera o conceito Schroth a base da ação fisioterapêutica em pacientes escolióticos de qualquer idade, e ensina esse conceito, combinado com o conhecimento baseado em evidências, na Universidade Joanneum. Obviamente, ela também trata seus pacientes escolióticos de acordo com o método. Gröbl encara como um desafio especial o desenvolvimento da compreensão e conscientização do corpo em adolescentes, o que deu origem à sua tese de doutorado, intitulada “Abordagem terapêutica apoiada por jogos de computador para o tratamento fisioterapêutico e desportivo da escoliose”. Em 2012, Gröbl recebeu o título de doutora em ciências naturais. Ela considera que uma compreensão sólida da biomecânica é essencial para o sucesso do tratamento, junto a exercícios corretos, além de habilidades pedagógicas para garantir a adesão dos pacientes. Para ela, o importante é transmitir esse entendimento e foi uma honra ter contribuído à oitava edição deste livro.