BIODIVERSITY IN THE BRAZILIAN AMAZON  


Em um esforço editorial, a Estação Liberdade, em coedição com o Instituto Socioambiental, edita versão em inglês do “Livro do Ano 2003 de Não-ficção”, obra de referência para o planejamento estratégico da Amazônia no século XXI
Lançado originalmente no Brasil em 2001, Biodiversidade na Amazônia Brasileira ganha agora sua versão em inglês, atualizada e revista. O objetivo é o de contribuir para o debate em âmbito internacional sobre a biodiversidade da maior área de floresta tropical contínua do planeta. 

Resultado do esforço coletivo de 200 cientistas, técnicos de órgãos públicos e de organizações não-governamentais e lideranças do movimento social, esta obra de referência sobre a situação socioambiental da Amazônia brasileira na virada do milênio traz 27 artigos de 47 autores, mais de uma centena de mapas temáticos, extensos bancos de dados e imagens de alguns dos melhores fotógrafos de natureza.

A seguir, alguns destaques da obra:

27 documentos temáticos – elaborados pelos mais conceituados pesquisadores das áreas de botânica, zoologia, ecologia, etnografia, antropologia, sociologia e economia;
62 fotos coloridas – de cinco renomados fotógrafos;
126 mapas – incluindo 29 mapas temáticos em formato grande;
Descrição e recomendações para 385 áreas prioritárias para a biodiversidade da Amazônia brasileira;
Identificação de 560 áreas prioritárias para aves, biota aquática, mamíferos, inverte-brados, botânica, répteis e anfíbios, Unidades de Conservação, funções e serviços ambientais dos ecossistemas, novas oportunidades econômicas, populações tradicionais e povos indígenas, pressões antrópicas, eixos e pólos de desenvolvimento,
Recomendações gerais para políticas setoriais, sistemas de conservação, desenvolvimento econômico e pesquisa científica na região amazônica.

Esse projeto integra um conjunto de atividades e seminários de consulta regionais promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio), em cumprimento às obrigações do país junto à Convenção sobre Diversidade Biológica, firmada durante a Eco-92, e para subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional de Biodiversidade.

Biodiversity in the Brazilian Amazon apresenta os resultados do projeto Avaliação e Identificação de Ações Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade na Amazônia brasileira.
Nesse sentido, foi realizado um trabalho de análise da região da Amazônia Legal de grande envergadura, abordando de forma integrada os condicionantes ambientais, sociais e econômicos de uma área de vital importância para o equilíbrio planetário, mas que também abriga uma notável diversidade cultural que urge apoiar e proteger.

Para tanto, determinou-se reunir o maior número possível de especialistas para avaliar, discutir e definir as ações prioritárias para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade regional em uma operação com raros precedentes e exemplar sob o aspecto da colaboração de entidades públicas. A começar pelo Ministério do Meio Ambiente e seus diferentes órgãos, a cooperação abrangeu também governos estaduais e locais, universidades, museus e institutos de pesquisa, lideranças do movimento social, além de diversas organizações não-governamentais, que deram o arcabouço e coordenaram a operação, reunindo mais de duzentos especialistas que se dedicaram durante cerca de dois anos à organização e análise de informações sobre a região. O ponto culminante foi o Seminário Consulta, realizado na cidade de Macapá em setembro de 1999.

A publicação desta obra no Brasil tornou mais conhecidos do público os resultados desse importante trabalho, contribuindo para o debate na sociedade brasileira sobre os caminhos a trilhar na árdua empreitada que visa a proteção, o uso sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade da maior área de floresta tropical contínua do planeta. Agora, a presente versão em inglês tem como objetivo ampliar o debate também no âmbito internacional.


          

AUTORES


Adalberto Veríssimo, Adriana Martini, Alexandre A. de Oliveira, Ana Cristina de Oliveira Cordeiro Duarte, André Guimarães, Anthony B. Rylands, Antonio Carlos Diegues, Beto Ricardo, Bruce W. Nelson, Christopher Uhl, Claudia Azevedo-Ramos, Daniel Nepstad, David C. Oren, Donald Sawyer, Edmar Moretti, Eirivelthon Lima, Eugênio Arima, Fany Ricardo, Garo Batmanian, Geraldo Andrello, Gláucia Maciel Moreira, James L. Patton, João Paulo R. Capobianco, José Heder Benatti, José Maria Cardoso da Silva, Juliana Santilli, Júlio Falcomer, Laure Emperaire, Leandro V. Ferreira, Luís Fernando S. N. de Sá, Manuela Carneiro da Cunha, Márcia Nunes, Márcio Santilli, Maria Iolita Bampi, Maria Nazareth F. da Silva, Marky Brito, Maurício Pontes Monteiro, Mauro W. B. Almeida, Moacyr B. Arruda, Nelson de Araújo Rosa, Paulo Moutinho, Richard C. Vogt, Robert Buschbacher, Ronaldo B. Barthem, Rosa Lemos de Sá, Ulisses Galatti, William L. Overal.