A AMÉRICA DE RUGENDAS 

“Ao escolhermos os óleos que ilustram este livro não pretendíamos simplesmente que eles acompanhassem os textos; gostaríamos, sim, de oferecer uma galeria de imagens americanas do que consideramos o melhor e o mais representativo da obra pictórica de Rugendas, incluindo uma série de pinturas totalmente inéditas. Nos pareceu, por outra parte, que a singular singeleza da pasta de desenhos que pertenceu a Engelmann impunha sua publicação integral.” Do prefácio

O artista-viajante João Maurício Rugendas percorreu o continente americano do México ao Cabo Horn. Durante vinte anos de viagens visitou Brasil, México, Chile, Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai. O abrangência temática de sua obra tem características enciclopédicas e, segundo as palavras do próprio artista, seu projeto consistia em tornar o mundo americano conhecido na Europa. O obra de Rugendas é pioneira na medida em que apreende a geografia de forma integral, observando tanto a topografia quanto os detalhes da vida vegetal, animal e humana próprias de cada região. Em todos os países que visitou, Rugendas não limitou-se apenas a uma visão global de viajante circunstancial, mas também engajou-se e logrou “ver do interior” a vida das jovens sociedades americanas. Daí que seus desenhos nos oferecem um valioso conteúdo histórico, rico em detalhes, abrangendo um horizonte amplo e que não se esgota numa informação pontual ou anedótica.

Os estudos apresentados em A América de Rugendas revelam novas facetas e documentos sobre a vida e a obra do artista-viajante. Em particular trazem-nos à tona pormenores dos seus primeiros contatos com o Brasil, assim como, através de obras recém-descobertas e aqui pela primeira vez publicadas, revelam o desenvolvimento de sua recepção da América.

Livro com 168 páginas, das quais 32 pranchas coloridas, com óleos de Rugendas mundialmente inéditos, mais a reprodução integral da “Pasta Engelmann”, da coleção José e Guita. 

          

AUTORES

Pablo Diener é historiador da arte e autor do catálogo raisonné Rugendas. 1802-1858 (Wissner Verlag, 1997); 

Maria de Fátima Costa é historiadora e publicou Historia de um País Inexistente. O Pantanal entre os séculos XVI e XVIII (Estação Liberdade, 1999). Juntos vêm investigando os viajantes que visitaram a América, trabalho que já rendeu algumas exposições e publicações, entre elas O Brasil de hoje no espelho do século XIX - Artistas alemães e brasileiros refazem a Expedição Langsdorff (Estação Liberdade, 1995), Viajando nos bastidores. Documentos de viagem da Expedição Langsdorff (EdUFMT, 1995) e Juan Mauricio Rugendas. Pintor y dibujante (Estação Liberdade, 1998).

 


Livro
Formato 16x23cm
Páginas 286 | 32 pranchas coloridas, com óleos de Rugendas mundialmente inéditos, mais a reprodução integral da “Pasta Engelmann”, da coleção José e Guita Mindlin
ISBN 978-85-7448-17-6

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.