Tratamento tridimensional da escoliose: método Schroth de ortopedia respiratória

A partir do conhecimento básico da escoliose, passando pela avaliação dos achados, bases do método Schroth, estratégias e sugestões de treinamento, é com enorme prazer que a Estação Liberdade Corpo e Clínica Elth Edições trazem para o Brasil a 9ª edição de Tratamento tridimensional da escoliose: método Schroth de ortopedia respiratória, de Christa Lehnert-Schroth e Petra Auner-Gröbl.

Katharina Schroth (22/2/1894 – 19/2/1985), portadora de um desvio da coluna, desenvolveu um método especial de tratamento da escoliose e construiu um sistema verdadeiramente admirável. O método Schroth, assim chamado, ocupa um lugar fundamental no tratamento conservador da escoliose severa.
 
Em Tratamento tridimensional da escoliose, livro pioneiro sobre tridimensionalidade da escoliose, o leitor encontrará os conceitos biomecânicos da “ortopedia respiratória” criados por Katharina Schroth para remodelar o tronco num desa­fio crescente de exercícios posturais. Ao mesmo tempo, o texto permite a compreensão da visão inovadora desta abordagem terapêutica em que o paciente deve se tornar autossu­ficiente no controle de sua condição, e que ao terapeuta cabe educá-lo e conduzi-lo na superação de suas di­ficuldades, num processo de corresponsabilidade.

Verter o pensamento de Katharina Schroth para o português trouxe desafios extras como traduzir do alemão e adequar os termos especí­ficos por ela criados. Nos momentos em que o texto reproduz o linguajar coloquial com o qual Katharina Schroth lidava com seus pacientes, essa forma de comunicação foi respeitada. Assim, a presente obra mescla uma linguagem cientí­fica, comum à área de saúde, com termos compreensíveis aos pacientes e suas famílias.

A publicação desta obra em português, primeira de uma parceria entre a Clínica Elth Edições e a Estação Liberdade Corpo (selo editorial da editora estação liberdade) faz parte da visão da Clínica Elth em promover a educação e estimular o pensamento crítico na área da escoliose e deformidades da coluna. Almejamos que a leitura e utilização deste livro tragam luz a um tema agudo de saúde pública em nosso país.


Sobre Katharina Schroth, inventora do método Schroth

Katharina Schroth, nascida em 22 de fevereiro de 1894, descobriu que tinha escoliose durante a juventude. Como muitos pacientes escolióticos, ela também sofreu psicologicamente com a deformidade de seu corpo, sendo obrigada a usar um colete. No entanto, esse aparelho de suporte ortopédico também não levou ao resultado desejado, pois inibia sua atividade física. Uma bola de borracha amassada, que voltava ao normal quando apertada, deu-lhe uma ideia e solidificou sua decisão de mudar sua deformidade física segundo esse princípio. A imaginação criativa, o pensamento metódico e o trabalho persistente rapidamente levaram ao sucesso.

Katharina Schroth foi uma mulher visionária que influenciou gerações de fisioterapeutas, médicos e cientistas, e ainda hoje, um século depois, continua-se a aprofundar seu pensamento para conseguir diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes.
 

Comentários

Escreva um comentário