5 Livros para ler sem pausa

Está rolando a promoção dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil em nossa loja virtual. E sabemos que sempre bate aquela indecisão na hora da compra, então separamos aqui cinco livros que você não vai conseguir dormir sem terminar de ler!


Sabia que essa foi a primeira obra de destaque do Yasunari Kawabata? Lançada originalmente em 1926, é uma novela baseada em anotações autobiográficas e tem como temas o amor impossível, a solidão e a sexualidade velada, recorrentes na extensa e brilhante obra do autor.


Declínio de um homem é o livro mais vendido da editora pelo terceiro ano consecutivo! O nosso querido “jovem Werther japonês” sintetiza em cenas e passagens notoriamente biográficas muitas das angústias que tanto alimentavam sua personalidade autodestrutiva, expondo sua dificuldade de entendimento com seus familiares, sua antissociabilidade niilista, seu patológico apego ao álcool — vício do qual nunca conseguiu se livrar —, sua autoestima inexistente, enfim, sua evidente sensação de deslocamento em relação ao mundo — como se tivesse sido enviado à existência por mero descuido. Se você ainda não leu essa obra-prima, esse é o seu momento.


Com esse romance de 2016 sobre uma mulher um pouco estranha e sua saga para se encaixar na sociedade, Sayaka Murata conseguiu atingir de uma só vez vários pontos sensíveis do mundo contemporâneo, como: relações afetivas, aumento do número de imigrantes no Japão e uma visão sobre aqueles que realmente não podem – e nem querem – se encaixar na sociedade. E estes são só alguns dos pontos escondidos no humor realista da autora.

Botchan, de Natsume Soseki (trad. Jefferson José Teixeira)
Há muito humor em Botchan, em especial nas passagens em que o nosso mestre é flagrado em restaurantes locais devorando tigelas de lámen e tempurás; entre atônitos e perplexos, os estudantes veem aquele glutão insaciável como um ser de outro planeta. Mas não se deixe enganar: não há superficialidade no texto de Soseki, mas camadas de significados. Um clássico da literatura japonesa do século XX, que se mantém até hoje como um dos livros mais populares no Japão.

Fuzil de caça, de Yasushi Inoue(trad. Jefferson José Teixeira)
No Japão, o período do pós-guerra trouxe definitivamente à tona toda sorte de questões que mantiveram caráter de tabu durante tanto tempo, numa tradição secular de silêncio e discrição. Isso faz com que o enredo de O fuzil de caça, cujos personagens estão enleados em um caso de amor extraconjugal, não constitua por si só uma novidade ou um fator de estranhamento. É também na forma, e não apenas em sua temática, que a obra se consolida como fundamental no panorama da literatura japonesa contemporânea.


Comentários

Escreva um comentário