CORAGEM PARA RESISTIR

Vêm aí, em abril, dois lançamentos da Estação Liberdade: Os 948 dias do gueto de Varsóvia, de Bruno Halioua, e Diário tardio: Theresienstadt – Auschwitz – Varsóvia – Dachau, de Max Mannheimer. Lançados concomitantemente, os livros tocam em questões atuais como a resistência, a liberdade, a memória e a destruição dela.

Os 948 dias do gueto de Varsóvia narra a história do período com extenso aparato documental, desde diários de escritores que viveram no gueto até cartinhas de crianças que eram privadas de sonhar com um mundo melhor. Através das memórias de quem viveu e sobreviveu ao período naquele lugar, Bruno Halioua nos projeta para um passado sombrio onde a violência e a barbárie culminariam na erradicação de milhares de pessoas.

Max Mannheimer, por sua vez, tendo ele mesmo sido um sobrevivente do Holocausto, precisou de tempo para reviver o passado e transformá-lo na obra Diário tardio: Theresienstadt – Auschwitz – Varsóvia – Dachau. Durante décadas, ele reprimiu suas memórias dos campos de concentração em que fora obrigado a viver sob custódia nazista — Auschwitz, os guetos de Theresienstadt e de Varsóvia, e Dachau. Até que acasos da vida, que seguiu apesar dos traumas, o levaram a relatar, em forma de diário, grande parte do horror por que teve que passar desde a juventude.

Bruno Halioua, escrevendo agora sobre um passado que não viveu na pele, mas que o atinge enquanto médico de origem judaica, historiador da medicina e descendente de pessoas que viveram no gueto, e Max Mannheimer, um homem daqueles tempos que escreveu e agiu pensando no futuro da humanidade, encontram-se no meio do caminho da discussão do que se pôde ou não pôde fazer outrora e do que se poderá fazer daqui em diante.

Se recontar os sofrimentos de um povo serve para lembrar que isso não deveria ter acontecido e jamais deve acontecer novamente, seja com este mesmo povo, seja com quaisquer outros, os livros de um sobrevivente e de um historiador do assunto põem-se um ao lado do outro, como que resistindo em um front, e em uníssono clamam pela paz; e exclamam que basta, que já passou da hora de cessar toda perseguição e toda atrocidade opressoras. Como conclama Mannheimer no final de seu Diário, “vocês não são responsáveis pelo que aconteceu. Mas para que isso nunca aconteça de novo, isso sim vocês são responsáveis”.



As obras já estão na pré-venda em nossa loja virtual com 15% de desconto! 

Todos os pedidos contendo às obras, serão enviados a partir do dia 15 de abril de 2024.

 

 

Comentários

Escreva um comentário