O que vem depois de um pensamento? Mais pensamento.


Em 2013, o economista Thomas Piketty deu ao mundo “O capital no século XXI”, que ajuda até hoje a rever questões de desigualdade no mundo capitalista do Ocidente. O extenso livro, entre muito que aborda, expõe problemas das disparidades na distribuição de renda para refletir como a vida é diretamente afetada em suas várias condições.
 
Depois de Piketty, organizado pelos professores e também economistas Heather Boushey, J. Bradford DeLong e Marshall Steinbaum, apresenta o livro de Piketty para os que não estão familiarizados com esse marco da economia deste século e também para os que já o conhecem e o estudam. “Depois de Piketty”, com suas 752 páginas e seus diversos contribuidores, vai fundo na discussão, aliás identificando pontos cruciais que passaram desapercebidos por Thomas Piketty, este que, inclusive, fecha o volume, ele mesmo repensando sua obra e respondendo ao que os autores apontam de insuficiente em seu pensamento.
 
Em resenha publicada no site da London School of Economics, Depois de Piketty é descrito como não sendo uma leitura de folga, mas um trabalho sério de conhecimento profundo. Afirma que a linguagem de alguns capítulos sugere o público do livro: acadêmicos, estudiosos, economistas, políticos; lembra, entretanto, que os tópicos discutidos na obra são do interesse de todos, porque afetam toda a população. A alta desigualdade deve ser de mobilização coletiva, já que é uma questão moral, social e política.
 
Depois de Piketty, portanto, convida os leitores a pensarem a partir do que “O capital no século XXI” trouxe ao debate sobre as formas de viver no mundo capitalista de hoje e, ainda, a partir do que os estudiosos escreveram em contribuição ao assunto.



Em breve mais informações sobre o lançamento.

Comentários

Escreva um comentário