Dez romances para conhecer a literatura japonesa contemporânea

A revista “Quatro cinco um” (@quatrocincoum) listou dez romances para conhecer a literatura japonesa contemporânea. Nada mais, nada menos do que metade da lista são livros publicados por nós da Estação Liberdade. São eles:




 
Declínio de um homem, de Osamu Dazai e tradução de Ricardo Machado. Um de nossos livros de maior sucesso, o romance tem como protagonista e narrador um alter ego do autor, que relata com muita melancolia e depressão as agruras de uma vida sem sentido.




 
O livro do chá, de Kakuzo Okakura e tradução de Leiko Gotoda. Outro sucesso editorial, este livro serve aos leitores como porta de entrada para a cultura nipônica, além de adiantar uma questão recorrente em inúmeros livros que vêm posteriormente: o embate entre tradição oriental e renovação via influência ocidental.




 
Vida à venda, de Yukio Mishima e tradução de Shintaro Hayashi. Com uma premissa de gênio — um rapaz oferece sua própria vida nos classificados do jornal para que o comprador faça com ela o que bem entender — e uma escrita muito clara e organizada, Yukio Mishima inventa um romance surpreendente e gostoso de ser lido.




 
Doce Amanhã, de Banana Yoshimoto e tradução de Jefferson José Teixeira. O livro foi escrito como uma espécie de resposta literária à tragédia dos terremoto e tsunami de Fukushima em 2011. O texto é delicado, profundo e reflete sobre a efemeridade da vida; uma espécie de luto, de tributo posto em páginas.




 
A polícia da memória, de Yoko Ogawa e tradução de Andrei Cunha. Outra premissa genial: numa ilha existe uma polícia que vigia para que não exista sequer vestígio de qualquer memória. Yoko Ogawa inventa essa fantasia para abordar um de seus temas prediletos: a memória. Em Hotel Íris, nosso próximo lançamento de Yoko Ogawa, o tema da memória é desenvolvido de outra forma e segue por outras discussões, o que possibilita aos leitores, por comparação, observar a versatilidade da autora.


 
Veja a lista completa no site da Quatro cinco um: https://www.quatrocincoum.com.br/noticias/literatura/literatura-japonesa/dez-romances-para-conhecer-a-literatura-japonesa-contemporanea/

 
Adquira “Hotel Íris” de Yoko Ogawa e tradução de Jefferson José Teixeira, em pré-venda com 15% de desconto:
https://estacaoliberdade.com.br/livraria/hotel-iris
 

Comentários

Escreva um comentário