Romance brasileiro publicado pela Estação Liberdade será editado em inglês

Não adianta morrer, de Francisco Maciel, teve os direitos comprados pela editora New Vessel Press


A editora norte-americana New Vessel Press acaba de comprar os direitos para tradução, edição e publicação de um romance do catálogo da editora Estação Liberdade: Não adianta morrer, de Francisco Maciel.


O romance foi publicado, aqui no Brasil, em 2017 e conta diversas histórias entremeadas, orquestra várias vozes, que se passam e se fazem ouvir no bairro carioca do Estácio. O local é famoso há muito pelo Carnaval, pois é lá que se encontra o sambódromo da cidade; e há pouco, infelizmente, por ter sido o cenário do assassinato da vereadora Marielle Franco.


Não adianta morrer contém a violência de muitos Brasis: o contemporâneo, os dos últimos tempos e os de séculos atrás. O narrador de Maciel relaciona, por exemplo, histórias de escravizados que se viciavam em comer terra nas fazendas, e por isso sofriam a punição de ter que vestir a máscara de flandres, com histórias de viciados em cocaína nos dias de hoje: os leitores atentos perceberão a relação do pó ao pó. A atualização que Maciel produz, com sua observação perspicaz, desse e de outros muitos detalhes do país é pujante.


Por outro lado, não se torna maçante, muito menos inviável, a leitura do texto coalhado de tragédias; muito pelo contrário, isso porque a excentricidade de muitos dos personagens da narrativa, como Pedrão, Vovô do Crime, Guile Xangô, Mirtes, Dafé, Marcelo Cachaça, as Comadres, os Quatro Mandelas, de certo modo diverte e faz uma representação digna do país que tem em seu povo o agente de transformação social mais criativo e fecundo.


A mesma New Vessel Press que colocará sua logomarca na capa da edição norte-americana de Não adianta morrer é a responsável pela publicação da tradução de um romance brasileiro que acaba de ganhar, agora em 2023, o National Book Awards, prêmio de grande prestígio: A palavra que resta, de Stênio Gardel, vertido ao inglês por Bruna Dantas Lobato. O romance de Maciel, que tem excelente valor literário e merece mais reconhecimento, tanto mundo afora quando aqui mesmo dentro do Brasil, com certeza estará em boas mãos para alcançar público mais amplo.


A Estação Liberdade parabeniza o autor e convida os leitores a conhecer Não adianta morrer.


Comentários

Escreva um comentário