HUSSERL - COL. FIGURAS DO SABER - VOL. 16


De origem judaica, Edmund Husserl nasceu em 1859, em Prossnitz (Morávia), localidade pertencente ao antigo Império Austro-Húngaro. Tornou-se conhecido como o fundador da fenomenologia, método de investigação sistemática da consciência e seus fenômenos mentais em relação com o mundo real. Para a fenomenologia, o importante não é o mundo que existe, mas sim o modo como o conhecimento do mundo se dá para cada pessoa. Husserl estudou também matemática e filosofia analítica, e foi aluno de Brentano na Universidade de Viena. Ensinou filosofia nas universidades de Halle e Göttingen, e depois em Friburgo até 1939. Entre os seus seguidores destacam-se Heidegger, Max Scheler e Merleau-Ponty. Sua obra se destaca tanto pela sua extensão quanto pela sua profundidade, rica em análises e conceitos complexos. Husserl queria que a filosofia tivesse as bases e condições de uma ciência rigorosa. 

Por isso, o importante para ele era o que se passava na experiência da consciência, através de uma descrição precisa de nossas relações com os objetos reais e com o mundo, e não através de uma interpretação das mesmas. Segundo Jean-Michel Salanskis, o objetivo desta obra, para além da simples exposição dos principais gestos e idéias de Edmund Husserl, seria dar um sentido de paixão à filosofia husserliana. Mostrar o que há de original, de grande, de literário, de matemático, de emocionante e vertiginoso nessa construção monumental.



SOBRE A COLEÇÃO FIGURAS DO SABER 

Uma coleção introdutória dedicada a grandes filósofos e cientistas da história da humanidade. Dos antigos gregos a importantes pensadores contemporâneos, cada título da coleção é escrito por um especialista que, numa linguagem simples e sem jargões, esclarece os leitores sobre a vida e a obra de figuras fundamentais da história do pensamento.  

          

JEAN-MICHEL SALANSKIS

Jean-Michel Salanskis nasceu em Paris em 1951. Formou-se em matemática em 1973. Entre 1977 e 1983 trabalhou com J.- F. Lyotard. Após lecionar em Lille nos anos 1990, desde 2000 é professor de filosofia das ciências, lógica e epistemologia na Universidade Paris X, onde chefiou o departamento de filosofia. Foi diretor de programa no Collège International de Philosophie de 2001 a 2007. Salanskis veio ao Brasil em 2004 para participar do seminário “Éticas da Finitude: Martin Heidegger, Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas”. 


Livro
Tradutor Carlos Alberto Ribeiro de Moura
Formato 14x21cm
Páginas 128
ISBN 978-85-7448-114-2

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.