Sistema de Produção Toyota: um sistema que faz sentido

A Editora Estação Liberdade amplia sua vinculação a aspectos da vida e cultura japonesas e destaca agora o mundo empresarial e de negócios relacionados ao Japão com a publicação de Toyota by Toyota: As técnicas que revolucionaram a indústria conforme líderes que aprenderam na fonte, organizado por Samuel Obara e Darril Wilburn.

 

Toyota by Toyota foca no objetivo dos princípios, metodologias e técnicas Lean. Uma compilação de textos que reúne mais de um século da experiência de ex-funcionários de nível gerencial e fornece insights pouco conhecidos sobre o TPS (Sistema de Produção Toyota), incluindo nomes que trabalharam diretamente com o Taiichi Ohno (1912-1990), criador do sistema, trazendo portanto o know-how direto da fonte.
 

Em cada capítulo, os autores especializados no TPS:
 
· Compartilham suas histórias de quando e como aprenderam a técnica, a metodologia e o conceito Lean;
· Descrevem a técnica Lean, junto com os benefícios e as dificuldades;
· Dão dicas auxiliares de implementação da técnica.

 

Um fio condutor ligando essas histórias é que os colaboradores que as escreveram aprenderam suas lições do modo difícil. Embora não haja uma maneira mágica e indolor de aprender o método Lean, os autores esperam que, compartilhando suas experiências, pode-se evitar as mesmas armadilhas e que, assim, determinados problemas possam ser evitados para que a concentração se direcione aonde há maiores necessidade e produtividade. Os leitores irão se beneficiar ao terem acesso às abordagens dos autores, que as transmitem de modo claro, objetivo e enriquecedor.
 
Toyota by Toyota é uma publicação em parceria com o Honsha, uma consultoria Lean premier que construiu uma forte reputação transformando empresas através da aplicação da filosofia TPS/Lean. Possuem uma carteira de clientes que incluem grandes empresas como Volvo, IBM, Raizen, Danone, Nike, entre muitas outras.
 
Toyota by Toyota tem contribuições dos autores Gerson Valentim Damiani, Renato Eiji Kitazuka, Carlos Yukio Fukamizu, Art Smalley,  Stephen J. Ansuini, Patrick Muller, Greg Lane, Robert Martichenko, Bob Plummer, Alistair Norval, além dos próprios organizadores, Sammy Obara e Darril Wilburn, que também assinam textos no volume.
 
 


Tradução: Claudio Carina
ISBN: 978-65-86068-78-8
Formato: 14 x 21 cm / 272 páginas

 

Samuel Obara é um dos coordenadores do Honsha na América do Norte, grupo formado a partir da associação de ex-profissionais da Toyota para propagar o conceito Lean. Com seus mais de quarenta anos de experiência com o Lean, já contribuiu para implantação do sistema em mais de 350 empresas ao redor do mundo. É professor na Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, onde reside atualmente.
 
Darril Wilburn é sócio sênior do Honsha. Oferece palestras nos Estados Unidos e também mundo afora, incluindo América Latina, Austrália, Emirados Árabes, para compartilhar seus conhecimentos dos princípios Lean e do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês). Possui bacharelado em educação e mestrado em design instrucional pela Universidade de Kentucky.

 
 
 

Honsha

 

Honsha é uma palavra japonesa que significa sede ou origem (HON = Origem e SHA = Empresa). Dentro da Toyota, a sede corporativa é chamada de Honsha. Com sede em San Diego, CA (EUA) e com escritórios em São Paulo (Brasil) e Tóquio (Japão), o Honsha atende empresas de todos os tamanhos e tipos, desde pequenas e médias empresas até as Fortune 500 e grandes corporações multinacionais.
 
Por quase duas décadas, o Honsha vem implementando TPS/Lean em todo o mundo e em uma variedade de indústrias: automotiva, alimentícia, farmacêutica, de saúde, bancária, de seguros, governamental e outras. “Nós nos concentramos no objetivo de TPS/Lean e nos princípios de Melhoria Contínua e Respeito antes de procurarmos maneiras de implementar ferramentas. Isto nos permitiu desenvolver uma base de clientes fortes e leais, porque este é o alicerce para os nossos clientes se tornarem autossuficientes. Todos do Honsha, sendo ex-membros da equipe Toyota, foram profundamente expostos à cultura Toyota e ao seu DNA, o que lhes conferiu uma formação única”, informam os consultores no site honsha.org.

 

Comentários

Escreva um comentário