
A Editora Estação Liberdade amplia sua vinculação a aspectos da vida e cultura japonesas e destaca agora o mundo empresarial e de negócios relacionados ao Japão com a publicação de Toyota by Toyota: As técnicas que revolucionaram a indústria conforme líderes que aprenderam na fonte, organizado por Samuel Obara e Darril Wilburn.
Toyota by
Toyota foca no objetivo dos princípios, metodologias e técnicas Lean.
Uma compilação de textos que reúne mais de um século da experiência de
ex-funcionários de nível gerencial e fornece insights pouco conhecidos sobre o
TPS (Sistema de Produção Toyota),
incluindo nomes que trabalharam diretamente com o Taiichi Ohno (1912-1990),
criador do sistema, trazendo portanto o know-how direto da fonte.
Em cada capítulo, os autores especializados
no TPS:
· Compartilham suas histórias de quando e como
aprenderam a técnica, a metodologia e o conceito Lean;
· Descrevem a técnica Lean, junto com os
benefícios e as dificuldades;
· Dão dicas auxiliares de implementação da
técnica.
Um fio condutor
ligando essas histórias é que os colaboradores que as escreveram aprenderam
suas lições do modo difícil. Embora não haja uma maneira mágica e indolor de
aprender o método Lean, os autores esperam que, compartilhando suas
experiências, pode-se evitar as mesmas armadilhas e que, assim, determinados
problemas possam ser evitados para que a concentração se direcione aonde há
maiores necessidade e produtividade. Os leitores irão se beneficiar ao terem
acesso às abordagens dos autores, que as transmitem de modo claro, objetivo e
enriquecedor. Toyota by
Toyota é uma publicação em parceria com o Honsha, uma consultoria Lean premier que construiu uma forte
reputação transformando empresas através da aplicação da filosofia TPS/Lean. Possuem
uma carteira de clientes que incluem grandes empresas como Volvo, IBM, Raizen,
Danone, Nike, entre muitas outras. Toyota by
Toyota tem contribuições dos autores Gerson Valentim Damiani, Renato
Eiji Kitazuka, Carlos Yukio Fukamizu, Art Smalley, Stephen J.
Ansuini, Patrick Muller, Greg Lane, Robert Martichenko, Bob
Plummer, Alistair Norval, além dos próprios organizadores, Sammy Obara e
Darril Wilburn, que também assinam textos no volume. 
Tradução: Claudio CarinaISBN: 978-65-86068-78-8Formato: 14 x 21 cm / 272 páginas

Tradução: Claudio Carina
ISBN: 978-65-86068-78-8
Formato: 14 x 21 cm / 272 páginas
Samuel Obara é um dos
coordenadores do Honsha na América do Norte, grupo formado a partir da
associação de ex-profissionais da Toyota para propagar o conceito Lean. Com
seus mais de quarenta anos de experiência com o Lean, já contribuiu para
implantação do sistema em mais de 350 empresas ao redor do mundo. É professor
na Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, onde reside atualmente. Darril Wilburn é sócio sênior
do Honsha. Oferece palestras nos Estados Unidos e também mundo afora, incluindo
América Latina, Austrália, Emirados Árabes, para compartilhar seus
conhecimentos dos princípios Lean e do Sistema Toyota de Produção (TPS, na
sigla em inglês). Possui bacharelado em educação e mestrado em design
instrucional pela Universidade de Kentucky.
Honsha
Honsha é uma palavra japonesa
que significa sede ou origem (HON = Origem
e SHA = Empresa). Dentro da Toyota, a sede
corporativa é chamada de Honsha. Com sede em San Diego, CA (EUA) e com
escritórios em São Paulo (Brasil) e Tóquio (Japão), o Honsha atende empresas de
todos os tamanhos e tipos, desde pequenas e médias empresas até as Fortune 500
e grandes corporações multinacionais. Por quase duas décadas, o Honsha vem
implementando TPS/Lean em
todo o mundo e em uma variedade de indústrias: automotiva, alimentícia,
farmacêutica, de saúde, bancária, de seguros, governamental e outras. “Nós nos
concentramos no objetivo de TPS/Lean e
nos princípios de Melhoria Contínua e Respeito antes de procurarmos maneiras de
implementar ferramentas. Isto nos permitiu desenvolver uma base de clientes
fortes e leais, porque este é o alicerce para os nossos clientes se tornarem
autossuficientes. Todos do Honsha, sendo ex-membros da equipe Toyota, foram
profundamente expostos à cultura Toyota e ao seu DNA, o que lhes conferiu uma
formação única”, informam os consultores no site honsha.org.