Venda

A VALISE DO PROFESSOR 


Após a publicação de Quinquilharias Nakano em 2010, a Editora Estação Liberdade lança mais uma obra do fenômeno literário japonês Hiromi Kawakami, em tradução de Jefferson José Teixeira.

Em A valise do professor, ganhador do Prêmio Tanizaki, um dos mais prestigiosos do Japão, a prosa entrecortada e sucinta de Kawakami nos revela a mente confusa de uma mulher embaralhando cenas reais com sonhos, lembranças e reflexões no cotidiano amoroso e solitário na megalópole toquiota, tema recorrente da autora.

Tsukiko tem quase 38 anos, trabalha em uma firma e nas horas vagas bebe no bar de Satoru. Nunca foi casada e aparentemente não se importa com isso. Leva uma vida calma e sem grandes emoções, até que passa a encontrar um professor do ensino médio no mesmo bar que frequenta.

De início, apenas trocam algumas palavras, sentados lado a lado no balcão, onde descobrem ter o mesmo gosto culinário. Ignoram-se por dias e depois voltam a se falar. Nunca marcam encontros. Essa relação tensa, rígida e fria se estende por muito tempo, mas não impede que um sentimento maior comece a tomar conta de Tsukiko.

Harutsuna, o professor, é um homem já maduro, formal e tradicional em sua maneira de se relacionar com os outros. Sempre com sua valise, o personagem severo do professor contrasta com a doçura de Tsukiko, o que os torna uma dupla peculiar. A narrativa traz diversas referências sobre a cultura japonesa contemporânea, além de deliciar o leitor com pitorescas incursões na gastronomia do Japão.


SAIBA MAIS:
• 
O COTIDIANO AMOROSO E SOLITÁRIO NA MEGALÓPOLE TOQUIOTA


          

HIROMI KAWAKAMI

Hiromi Kawakami nasceu em Tóquio em 1958. Estudou ciências biológicas na Universidade de Ochanomizu e foi professora até 1994, quando estreou na literatura com o romance Kamisama [Deus]. Com Hebi o Fumu [Pisar Uma Cobra] recebeu em 1996 o Prêmio Akutagawa. Desde então, vem sendo reconhecida e laureada em diversas premiações importantes, inclusive com o Prêmio Tanizaki de 2001, por A valise do Professor. Uma das escritoras japonesas mais lidas na atualidade, Kawakami vem se impondo no mundo literário com a tonalidade extremamente peculiar de seu estilo, ao mesmo tempo refinado e enxuto, onde os temas privilegiados são o dia a dia metropolitano, o charme das metamorfoses da vida, o amor e a sexualidade. 


Livro
Tradutor Jefferson José Teixeira
Formato 14x21cm
Páginas 232
ISBN 978-85-744-183-8

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.