Volume
reúne histórias inéditas da badalada autora japonesa de A polícia da memória e O museu do silêncio
As três novelas do volume,
cada qual a seu modo, tocam em dois temas caros a Yoko Ogawa: memória e
ausência.
Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a
deixa entre a lembrança de um passado mais simples, que fica para trás, e o
vislumbre de um futuro complexo, difícil e sofrido. Amadurecer será para ela
conciliar os novos sentimentos e uma época em que “não conhecia a tristeza nem
a dor no coração”.
Diário de gravidez, é narrada mesmo em forma de diário pela irmã da
grávida. Yoko Ogawa usa a força da sugestão para gerar algo que a um só
tempo existe e não existe — uma versão literária do gato de Schrödinger, por
assim dizer. Várias entradas do
diário descrevem uma gravidez que parece um delírio. Mas, se é mesmo o caso,
quem será que delira: a narradora, a irmã ou os leitores?
Em Dormitório, uma mulher retorna ao dormitório universitário em que
viveu durante os tempos de estudante, nos arredores de Tóquio. O local,
administrado por um estranho professor, aos poucos se deteriora e deixa de ser
como a mulher recorda. Seu retorno é como o de alguém que vai à periferia de
uma mente e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.
Sejam abelhas saindo de
uma das milhares de aberturas de uma colmeia e entrando em outra, seja a água
em muitas de suas direções — para cima com os respingos de um mergulho ou para
baixo com uma chuva torrencial —, as imagens poéticas de Yoko Ogawa para
representar a fluidez permitem que o ausente seja também presente e a memória,
imaginação.
As três novelas do volume,
cada qual a seu modo, tocam em dois temas caros a Yoko Ogawa: memória e
ausência.
Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a
deixa entre a lembrança de um passado mais simples, que fica para trás, e o
vislumbre de um futuro complexo, difícil e sofrido. Amadurecer será para ela
conciliar os novos sentimentos e uma época em que “não conhecia a tristeza nem
a dor no coração”.
Diário de gravidez, é narrada mesmo em forma de diário pela irmã da
grávida. Yoko Ogawa usa a força da sugestão para gerar algo que a um só
tempo existe e não existe — uma versão literária do gato de Schrödinger, por
assim dizer. Várias entradas do
diário descrevem uma gravidez que parece um delírio. Mas, se é mesmo o caso,
quem será que delira: a narradora, a irmã ou os leitores?
Em Dormitório, uma mulher retorna ao dormitório universitário em que
viveu durante os tempos de estudante, nos arredores de Tóquio. O local,
administrado por um estranho professor, aos poucos se deteriora e deixa de ser
como a mulher recorda. Seu retorno é como o de alguém que vai à periferia de
uma mente e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.
Sejam abelhas saindo de
uma das milhares de aberturas de uma colmeia e entrando em outra, seja a água
em muitas de suas direções — para cima com os respingos de um mergulho ou para
baixo com uma chuva torrencial —, as imagens poéticas de Yoko Ogawa para
representar a fluidez permitem que o ausente seja também presente e a memória,
imaginação.
Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a
deixa entre a lembrança de um passado mais simples, que fica para trás, e o
vislumbre de um futuro complexo, difícil e sofrido. Amadurecer será para ela
conciliar os novos sentimentos e uma época em que “não conhecia a tristeza nem
a dor no coração”.
Em Dormitório, uma mulher retorna ao dormitório universitário em que viveu durante os tempos de estudante, nos arredores de Tóquio. O local, administrado por um estranho professor, aos poucos se deteriora e deixa de ser como a mulher recorda. Seu retorno é como o de alguém que vai à periferia de uma mente e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.
Sejam abelhas saindo de
uma das milhares de aberturas de uma colmeia e entrando em outra, seja a água
em muitas de suas direções — para cima com os respingos de um mergulho ou para
baixo com uma chuva torrencial —, as imagens poéticas de Yoko Ogawa para
representar a fluidez permitem que o ausente seja também presente e a memória,
imaginação.
Título: A piscina; Diário de gravidez; Dormitório: três novelas
Autor: Yoko Ogawa
Tradução: Eunice Suenaga
ISBN: 978-65-86068-76-4
Formato: 14 x 21 cm / 168 páginas